Sobre

O Citizen é um aplicativo criado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) para controle de gastos e consciência tributária.

É totalmente gratuito, sem fins lucrativos e está disponível para Android e IOS.

Após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas ficais de meses anteriores.

Por meio do app é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação do usuário.

Como funciona?

Sabe aquele papel que você recebe quando realiza uma compra em farmácias, supermercados, pet shops ou naquele café de sempre? Esse papel é a Nota Fiscal da sua compra e ele contém um QR Code, que é um código de barras bidimensional, capaz de armazenar dados e que geralmente fica na parte inferior da nota.

Com o Citizen, você consegue escanear esse código com a câmera do seu celular e o app armazena os dados da sua compra. Se a sua compra foi realizada pela Internet e você recebeu uma DANFE, que é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, pode ficar tranquilo(a), esse documento também pode ser escaneado pelo código de barras, que fica localizado no canto superior direito.

Preciso colocar o CPF na nota para utilizar o Citizen?

Não! Se você faz um planejamento pessoal ou controle de gastos da sua familia, possivelmente já realizou compras sem informar estes dados e, no caso da familia, seriam informadas numerações diferentes umas das outras. Pensando nisso, o Citizen foi criado para que não haja essa necessidade e você fique mais tranquilo.

O que eu verei no app?

O IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, criador do app Citizen, tem a preocupação de mostrar para o consumidor final o quanto de tributação dos produtos comprados por você, está sendo destinado para as diferentes arrecadações, sendo municipal, estadual e federal, agrupando em um único gráfico o quanto foi destinado para cada Destinação.

O aplicativo tem uma sessão chamada "Minhas Notas", na qual você terá acesso a todas as notas escaneadas, obtendo um histórico detalhado de suas compras anteriores.

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), teve sua origem no ano de 1992. Desde a sua fundação, se dedica ao estudo do complexo sistema tributário do país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira.

O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária no entendimento sobre um Estado eficiente.

Os projetos do IBPT são conhecidos nacionalmente e tem uma repercussão internacional, como:

  • Impostômetro;
  • Lupa nas Compras Públicas;
  • De Olho no Imposto;
  • Empresômetro;
  • Citizen - Cidadão Contribuinte.

O IBPT possui o maior banco de dados privado de informações tributárias do país.

Entre em contato conosco

Queremos saber de você!